3 Dicas incríveis de pesca para iniciantes | Blog | Empesca
Últimas notícias

3 Dicas incríveis de pesca para iniciantes

Pescar é uma atividade relaxante capaz de nos tirar da rotina, mas, para isso, é necessário preparo por parte do praticante. Assim, a pesca para iniciantes nem sempre é algo tão simples.

Pescar é uma atividade relaxante capaz de nos tirar da rotina, mas, para isso, é necessário preparo por parte do praticante. Assim, a pesca para iniciantes nem sempre é algo tão simples.

Muitas questões devem ser analisadas, mas fique tranquilo: não é nenhum bicho de sete cabeças. Neste texto, você aprenderá como se preparar para a sua primeira experiência no mundo da pescaria. Continue lendo e confira!

Melhores épocas para pescar
De modo geral, épocas quentes, entre outubro e março, são melhores para encontrar a maioria das espécies, principalmente em regiões de água salgada. Já em rios, é melhor escolher os períodos de cheias, que variam de cada região.

Isso não quer dizer que em outras épocas não existam peixes. Pelo contrário, eles estarão lá, só que em menor quantidade, ou não tão ativo.

Agora, se não está confiante e quer algo ainda mais fácil, procure um pesqueiro, ou pesque e pague como é conhecido em algumas regiões do país, pois lá tem peixes em abundância o ano inteiro.

Equipamentos de pesca para iniciantes
Apesar de funcionar em alguns lugares, uma vara de bambu com linha e anzol não são o suficiente para uma pesca realmente efetiva. Adquirir equipamentos melhores torna as coisas mais fáceis e divertidas! Vejamos alguns deles:

Vara de Pescar
Varas ocas feitas de fibra de vidro são mais baratas e podem ser uma boa opção para iniciantes. O comprimento ideal para o aprendizado deve ser por volta de 2,5 a 3 metros.

Molinete ou Carretilha
Para pescar no mar, grandes lagos ou rios, o molinete ou a carretilha são muito importantes para conseguir rápidas respostas quando um peixe morder a isca. Não utilizá-los fará com que seu alcance seja menor, ainda que seja divertido do mesmo modo.

Linha
Como a ideia é iniciar a prática buscando peixes menores, linhas entre 6 e 10 libras estão de bom tamanho, caso não use molinete. Com ele, o indicado é utilizar linhas de 10 a 14 libras.

Anzol e isca
Por enquanto, concentre-se apenas em escolher um tamanho das iscas e do anzol que seja compatível com o tamanho dos peixes do lugar onde você pretende pescar. Para isso, pesquise com antecedência sobre os peixes da região.

Outros
Carregue sempre um canivete, uma lanterna, uma bolsa para carregar os peixes e outra para os seus equipamentos. Tenha em mãos também chumbadas e boias para pesca — os chumbos fazem o anzol afundar, e a boia serve para que você saiba onde está a sua isca.

Manuseio dos equipamentos
Durante a pesca
Se um peixe morder a isca, não puxe com muita força, pois poderá arrebentar a boca dele e perdê-lo. Traga o peixe para perto de você e, se ele for grande, tire-o da água com a ajuda de um alicate de contenção.

Além disso, lembre-se de que nem sempre um puxão na vara significa que um peixe mordeu a isca. Às vezes você pode ter enroscado o anzol em alguma coisa, então, tenha cuidado para não arrebentar a linha ou quebrar a vara.

E caso não esteja conseguindo pegar nenhum peixe, seja paciente, mude de lugar de tempos em tempos. Isso é muito normal em pesca para iniciantes.

Depois da pesca
Por fim, não seja desleixado. Limpe e coloque os equipamentos nas capas protetoras corretas, organizados em sua bolsa, pois isso garante a sua vida útil.

Enfim, a pesca esportiva pode mesmo ser muito divertida e relaxante, mas deve ser praticada da maneira correta e com equipamentos de qualidade. Então, se gostou deste post, aproveite para conferir nossos produtos!